O que é o sequenciamento de DNA

Por Brunno Câmara - terça-feira, março 03, 2020

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


O sequenciamento de DNA é uma ferramenta de biologia molecular para determinar a sequência (ordem) das bases nitrogenadas (A, T, C e G) num fragmento de DNA.

Sabendo essa ordem, é possível conhecer os genes, regiões reguladoras, RNAs, proteínas de um organismo, além de a sequência poder ser comparada com outras semelhantes, o que fornece dados importantes para o conhecimento científico.
Atualmente, com os equipamentos e materiais adequados, sequenciar um trecho de DNA é relativamente fácil.

Aplicações

O sequenciamento de DNA pode ser usado para determinar a sequência de genes individuais, regiões genéticas maiores, cromossomos inteiros e até mesmo genomas completos de qualquer organismo.

Quando falamos em sequenciamento de um genoma completo, a tarefa continua sendo complexa.

Para isso, é preciso quebrar o DNA do genoma em trechos menores e então juntar esses trechos em uma única longa fita consenso.

Existem alguns tipos de métodos para sequenciar o DNA, como por exemplo o Sequenciamento de Sanger e o Sequenciamento de Alto Rendimento (HTS, do inglês High-throughput sequencing).

Sequenciamento de Sanger

Também chamado de método de terminação de cadeia, foi desenvolvido por Frederick Sanger e colaboradores em 1977, tornando-se rapidamente o método de escolha para sequenciar DNA.

Detalhes dessa técnica estarão em breve disponíveis em um post específico.

Sequenciamento de Alto Rendimento

Dentre esse tipo de sequenciamento estão o sequenciamento de nova geração (NGS, do inglês next-generation sequencing) e o sequenciamento de terceira geração.

Essas técnicas são aplicadas no sequenciamento do exoma, do genoma, de RNA (transcriptoma), epigenoma entre outras.


Análise dos resultados

Determinar a ordem em que os nucleotídeos estão localizados numa sequência de DNA é uma parte importante, mas não é tudo.

Após os resultados, é necessário analisar as sequências para obter informações úteis sobre o DNA.

Essas análises são realizadas principalmente por técnicas de bioinformática.

Referências

Sigma Aldrich. Sanger Sequencing Steps and Method.

Khan Academy. DNA Sequencing.

Illumina. DNA Sequencing - Understanding the genetic code.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |