EPIs - Calçado

Por Brunno Câmara - quarta-feira, agosto 15, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

calçado

O calçado é um EPI destinado à proteção dos pés contra umidade, respingos de substâncias químicas ou material biológico, derramamento delíquidos quentes e solventes, impacto de objetos diversos, cacos provenientes daquebra de vidrarias, materiais perfurocortantes, etc.

Segundo o item 6.3.1 da NR-6 do Ministério do Trabalho, quando a atividade desenvolvida oferece riscos à integridade física do trabalhador, devem-se usar calçados apropriados ao risco, ficando proíbido o uso de tamancos, sandálias e chinelos.

Os calçados devem ser confortáveis, laváveis, compatíveis com a temperatura ambiente e evitar transpiração excessiva.

Existem calçados especiais, com finalidades diversas, destinados a dar proteção à planta dos pés contra a penetração de vidros, solventes, calor, passagem da corrente elétrica, etc.

Quando o chão é escorregadio, torna-se obrigatório o uso de calçados com solado antiderrapante, para dificultar a ocorrência de quedas. Em áreas estéreis, devem-se utilizar sapatilhas esterilizadas, as quais podem ser reutilizáveis ou não, conforme o tipo de material utilizado em sua confecção e a atividade desenvolvida.

Os calçados indicados para o ambiente com sujeira orgânica são aqueles fechados de preferência impermeáveis (couro ou sintético). Evita-se os de tecido que umedecem e retém a sujeira. Escolha os calçados cômodos e do tipo anti-derrapante.

Apostila de Biossegurança. Cap. 2. Irene Skraba; Rosiane Nickel e Sonia Regina.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |