Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Biomédico revela mecanismo que faz músculo acumular gordura

sábado, maio 04, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Notícia publicada (02/05/13) na seção de Ciência e Saúde do G1.com:

O biomédico brasileiro Alexander Birbrair, que faz pesquisa nos Estados UnidosUma nova pesquisa com células-tronco descobriu o mecanismo que favorece o acúmulo de gordura nos músculos.

O estudo foi feito por uma equipe do Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, e contou com a participação de um brasileiro, o biomédico Alexander Birbrair, que faz doutorado no país.

Ele acredita que a descoberta possa levar a futuros tratamentos que bloqueiem esse processo.

A pesquisa, que foi publicada na revista científica “Stem Cells and Development”, revela que os pericitos – células-tronco associadas aos vasos sanguíneos – contêm dois subtipos com papéis totalmente diferentes: o tipo 1, que só fabrica células de gordura, e o tipo 2, que forma apenas células musculares.

Os cientistas usaram um modelo in vitro para fazer a descoberta e depois testaram a teoria em um experimento com camundongos. Eles injetaram pericitos tipo 2 no músculo danificado de animais jovens e saudáveis. O resultado foi que o músculo se regenerou.

Confira a reportagem na íntegra:

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).