Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Por que utilizar um subtipo de hemoglobina para avaliar pacientes diabéticos?

terça-feira, maio 28, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

HbA1c

Você já deve ter ouvido falar em Hemoglobina Glicada, uma molécula importante utilizada para diagnóstico e controle de pacientes diabéticos.

Mas aí vem a pergunta: “O que uma molécula relacionada à hematologia tem a ver com a glicose, molécula dosada na bioquímica?” Inclusive a amostra utilizada é o sangue total e não o soro/plasma.

Em pacientes com alto teor de glicose no sangue as hemácias também ficam com a concentração de glicose alta, já que a molécula passa facilmente através da membrana. Ao longo de meses esse excesso de glicose vai sendo ligado à moléculas de hemoglobina A.

As moléculas de hemoglobina A têm a capacidade de se combinar com a glicose, por um processo que ocorre lentamente através de reações não enzimáticas, o que resulta em sub-frações denominadas Hemoglobinas Glicadas (A1a, A1b, A1c, A1d, A1e).

Então, utiliza-se a Hb A1c para o controle dos pacientes por que ela é a única dessas sub-frações que está irreversivelmente glicada, o que a deixa muito estável, além de ser corresponder a 80% da Hb A1 total. Por isso ela é o padrão ouro para a realização do exame.

Isso significa que o paciente pode mentir, dizendo que está de jejum ou, que está seguindo a dieta corretamente, mas a Hemoglobina Glicada é quem vai dizer a verdade, pois ela é resultado de meses de glicemia alta e não apenas de um dia esporádico.

Referências
Homozigose para a Hemoglobina A (Hb AA): Relações das Hemoglobinas Glicosiladas A1, A1c, A1ab com as Frações P2 e P3 Resultantes da Avaliação da Hemoglobina por Cromatografia Líquida de Alta Resolução.
HbA1c: um velho conhecido com novos desafios.

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).