Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Ciclo do Plasmodium em humanos [ilustração]

segunda-feira, setembro 02, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

A transmissão natural da malária ao homem se dá quando fêmeas de mosquitos anofelinos (gênero Anopheles), parasitadas com esporozoítos em suas glândulas salivares, inoculam estas formas infectantes durante o repasto sanguíneo.


Alexandra Baker - Medical Illustrator

Explicação

1. Esporozoítos infectantes são inoculados no homem pelo inseto vetor, permanecendo na circulação por pouco tempo;

2. Após invadir o hepatócito, os esporozoítos se diferenciam em trofozoítos pré-eritrocíticos que se multiplicam por reprodução assexuada do tipo esquizogonia, dando origem aos esquizontes teciduais e posteriormente a milhares de merozoítos que invadirão os eritrócitos.

3. Após invadir os eritrócitos, os merozoítos transformam-se em trofozoítos jovens e posteriormente em trofozoítos maduros. O desenvolvimento intra-eritrocítico do parasito se dá por esquizogonia, com consequente formação de esquizontes dando origem aos merozoítos que invadirão novos eritrócitos.

4. Depois de algumas gerações de merozoítos sanguíneos, ocorre a diferenciação em estágios sexuados, os gametócitos, que serão sugados por outros insetos.

Com informações de NEVES, D. P. Parasitologia Humana. Editora Atheneu.

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).