Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Artigo científico falso é aceito para publicação em mais de 150 revistas

terça-feira, outubro 15, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

O biólogo-jornalista norte-americano John Bohannon escreveu um “artigo científico” e inventou todo o seu conteúdo. Os nomes dos pesquisadores eram falsos, assim como a universidade em que supostamente eram associados.

O artigo falava sobre as propriedades supostamente anticancerígenas de uma molécula supostamente extraída de um líquen e foi enviado para 304 revistas científicas do tipo “open access” ao redor do mundo.

O trabalho era totalmente fabricado e obviamente incorreto, com falhas metodológicas e experimentais que, segundo Bohannon, deveriam ser óbvias para qualquer revisor com formação escolar em química e capacidade de entender uma planilha básica de dados.

Resultado

Das 304 revistas procuradas, 157 aceitaram o trabalho para publicação. Daquelas, 98 o recusaram, mas apenas 36 mandaram uma resposta reconhecendo que o artigo continha problemas.

Mas Bohannon não fez isso apenas para sacanear os periódicos. O objetivo dessa “loucura” foi avaliar as revistas e ver como seria o processo de avaliação e aprovação/rejeição de um artigo científico, e com base nisso fazer realmente um artigo.

Todas as observações e resultados foram publicados no periódico Science de outubro, juntamente com um pacote de artigos intitulado Comunicação na Ciência: Pressões e Predadores.

Link do artigo original: Who’s Afraid of Peer Review? 4 OCTOBER 2013 VOL 342 SCIENCE

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).