Por que utilizar óleo de imersão na microscopia óptica

Por Brunno Câmara - segunda-feira, outubro 14, 2013


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


   

Você já se perguntou por que é preciso colocar o óleo de imersão sobre a lâmina na hora da microscopia? Geralmente ele é mais utilizado na microbiologia, em que os microrganismos são melhores vistos na objetiva de 100x. Também é bastante utilizado na hematologia, para a contagem diferencial.

O óleo de imersão é um líquido oleoso, transparente e incolor.

A partir da objetiva de 40x deve ser utilizado uma interface líquida entre a objetiva e o material na lâmina. Essa interface líquida deve ter o mesmo índice de refração da objetiva.

Na objetiva de 100x, que é chamada de objetiva de imersão, deve ser utilizado o óleo de imersão para que o índice de refração seja igual para a lâmina  de vidro e o óleo. 

Isto faz com que os raios luminosos não se dispersem ao atravessarem o conjunto lâmina-óleo,  permitindo a entrada de um grande cone de luz na objetiva.  E assim permite uma melhor resolução.

Com informações do Laboratório de Neurofisiologia da UNIFESP

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Meste em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários