Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Como manter um pulmão vivo e respirando para transplante

quinta-feira, fevereiro 06, 2014 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Essa “caixa” com um pulmão vivo dentro é na verdade um Sistema de Cuidado de Órgão (em inglês, Organ Care System [OCS]). O aparelho é usado para manter o sangue e oxigênio do órgão do doador circulando, ganhando mais tempo até que o transplante ocorra.

Uma coisa interessante sobre o OCS é que ele pode ser usado para melhorar os pulmões de certos doadores, administrando antibióticos e nutrientes e aumentando as chances de o órgão estar em perfeitas condições para o transplante. Isso faz com que o número de cirurgias aumente, ajudando mais pessoas.

Como o aparelho funciona

O OCS é composto por dois componentes principais, uma plataforma portátil e um conjunto de perfusão órgão-específico, operando juntos como uma tecnologia integrada.

1- Plataforma portátil com monitor sem fio

Abriga todos os elementos do sistema, incluindo oxigênio e uma bomba usada para manter o fluxo pulsátil, e o sangue aquecido e rico em nutrientes. O monitor mostra todas as informações importantes das funções vitais do órgão.

2- Módulo de perfusão

Na parte central do aparelho está o módulo de perfusão, uma câmara transparente e estéril, designada para proteger o órgão e manter a temperatura e umidade apropriadas.

3- Conjunto de soluções

Órgãos que são mantidos em um estado funcional fora do corpo continuam a utilizar nutrientes, como o fariam in vivo. O conjunto de soluções foi feito para distribuir os nutrientes e substratos necessários para manter o órgão saudável durante o transporte.

Por enquanto o OCS é apenas para uso experimental.

Fontes: NPR Global Health, SPLOID, TransMedics

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).