Dicas para passar e entrar na Residência Multiprofissional

Por Brunno Câmara - quarta-feira, agosto 12, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Vocês já devem saber que o biomédico conta com uma recente forma de pós-graduação, a residência multiprofissional

A residência multiprofissional é uma pós-graduação lato sensu para todas as profissões da área da saúde (exceto medicina), com o objetivo de ensinar na prática, e teoria também, uma área específica da profissão.

Como não é um curso tão conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona a residência, qual a forma de ingresso, como é o dia-a-dia, como passar nas provas, etc. 

A Pedido do leitor Welibe Rascopi, vou dar algumas dicas de como se preparar para o processo seletivo.

Fique de olho nos editais

É no segundo semestre do ano, geralmente entre agosto e outubro, que os editais para os programas de residência multiprofissional começam a ser publicados. 

Sempre que há um edital com vagas para biomédicos, publico aqui no blog. Então fique de olho, pois às vezes o período de inscrição pode ser curto.

Processo seletivo

Para entrar na maioria dos programas você terá que fazer uma prova objetiva, e se passar para a segunda fase, enviará seu currículo para análise.

Prova: geralmente são 50 questões, divididas em 15 de saúde pública e 35 específicas de cada profissão. Mas isso pode variar, dependendo da instituição.

Análise de currículo: caso acerte 50% da prova, ou mais, você é selecionado para a análise de currículo. 

São atribuídos pontos para suas realizações acadêmicas, como monitoria, bolsa de estudo ou pesquisa, trabalhos científicos, representação discente, participação em eventos, publicação de artigos, estágios, atividades de extensão, prêmios recebidos, pós-graduação, entre outras.

Guia - Residência Multiprofissional para Biomédicos

Fiz um Guia para mostrar as possibilidades, dar dicas para estudar, falar como funciona a residência, tirar dúvidas frequentes, além de listar todos os programas disponíveis no Brasil que oferecem vagas para biomédicos.

Este Guia é 100% digital (pdf). Espero que você aproveite, e que ele te ajude na sua jornada!


Como estudar para a prova

Quando fiz minha inscrição para o programa onde fiz minha residência, eu tinha exatamente um mês para estudar. Então, durante esse mês aproveitei para estudar muito.

Legislação e saúde pública

Para as questões de saúde pública ganhei um livro do próprio autor, Rômulo Passos, chamado Legislação do SUS – 451 questões comentadas

Honestamente, não sei se teria passado se não fosse por esse livro. É muito bom mesmo. 

Infelizmente esse livro que usei não está mais disponível para venda, mas se você entrar no site do Rômulo Passos, encontrará outros materiais que podem ser úteis.

Outra coisa que fiz foi fazer uma assinatura por um mês em um site de questões de concursos, com um grande banco de dados, onde você respondia e já via o gabarito.

Específica

Para as questões específicas estudei com o material que tinha acumulado durante a graduação e também durante esses seis anos de blog. 

Muita coisa que já tinha publicado aqui caiu na prova, isso me ajudou bastante. 

Meus dois anos de estágio também me ajudaram muito, pois aprendi muitas coisas que também caíram na prova.

Se você não tem um bom currículo, tem que garantir uma excelente nota na prova. 

Então a principal dica é estudar muito, mas muito mesmo.

Acontece que, a parte específica é voltada para a parte prática das análises clínicas. 

Então, você vai encontrar questões de hematologia, bioquímica, imunologia, uroanálise, microbiologia, parasitologia, endocrinologia, etc. 

Você deverá saber metodologias utilizadas nos exames, controle de qualidade, resolver casos clínicos, conhecer os principais aparelhos de cada área, como por exemplo, como funciona um contador hematológico automatizado, etc.

Livro de questões comentadas

O livro "100 questões comentadas de concursos e residência multiprofissional para biomédicos" tem como objetivo ajudar aqueles que querem ser aprovados em processos seletivos para residência multiprofissional e também em concursos para biomédicos.

As questões foram escolhidas de acordo com os assuntos mais cobrados pelas principais bancas de seleção.

O livro é 100% digital e você pode estudar pelo seu dispositivo móvel, computador e até mesmo imprimi-lo.


Quais os assuntos mais cobrados?

Com o intuito de ajudar quem vai fazer prova de residência, fiz uma análise de provas anteriores para ver quais os assuntos mais cobrados nas provas.

Os três principais temas mais cobrados nas provas foram Hematologia (16,6%), Bioquímica (13,0%) e Parasitologia (9,8%).


Ouça o Biomedcast

Para saber muito mais coisas sobre a residência, escute nosso episódio #2

Eu, que sou residente na área de hematologia, juntamente com o Octávio e Rogério, que já terminaram a residência, falamos praticamente de tudo, e damos muitas outras dicas.

Então, não deixe de ouvir esse, e os outros episódios do Biomedcast. 

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |