Vacinação para profissionais de saúde

Por Brunno Câmara - sexta-feira, maio 06, 2011

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

1216372010_1280x960_with-a-big-syringe

Por estarem mais expostos a certas doenças transmissíveis, os profissionais de saúde devem estar adequadamente imunizados além de obviamente utilizar corretamente as técnicas de proteção individual para minimizar o risco de aquisição de certas doenças infecciosas.

O profissional de saúde está exposto a diversas doenças infecciosas em sua prática diária: transmissíveis por via aérea (tuberculose, varicela, rubéola, sarampo, influenza, viroses respiratórias, doença meningocócica), transmissíveis pela exposição a sangue e fluidos orgânicos (HIV, hepatite B, hepatite C, raiva), de transmissão fecal-oral (hepatite A,  gastroenterite, cólera) e transmitidas pelo contato com o paciente (escabiose, pediculose, colonização por estafilococos etc).

A manutenção de imunidade adequada  dos profissionais de saúde é um aspecto importante não só para protegê-los, mas também para reduzir o risco de transmissão  de doenças  para pacientes  que são atendidos por estes profissionais.

erickleitepmvh1n1profissionais_thumb1
Funcionária da saúde recebe a vacina contra gripe suína na Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto.

QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA VACINAR?

O maior risco ocorre entre estudantes em treinamento. Um exemplo disso foi uma pesquisa feita na UFMG com os alunos do 6º ano de medicina. Dos entrevistados, 52% confessaram que sofreram algum tipo de acidente, desses, 50% não comunicaram e dos que comunicaram 29% não tiveram assistência adequada.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |