Como fazer diluições em porcentagem

Por Brunno Câmara - quarta-feira, julho 15, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Você já deve ter visto que algumas técnicas de laboratório falam para fazer diluições de substâncias e as expressam em porcentagem, como no caso da técnica de Coombs, que pede uma suspensão de hemácias a 5%(v/v). E você se pergunta “E agora?” Calma, seus problemas acabaram. Veja como preparar diluições como essa.

A porcentagem (partes por cem) de uma substância em uma solução frequentemente exprime-se como porcentagem em peso. O uso de p/p serve para denotar que a razão nesta unidade de concentração é peso/peso.

Por exemplo: uma solução de etanol a 40% (p/p) em água contém 40g de etanol em 100g (NÃO mL) de solução, e se prepara misturando 40g de etanol com 60g de água.

Outras unidades comuns são: volume por cento (% v/v) e peso-volume (% p/v) por cento. As unidades p ou v, então, sempre devem ser especificadas. Quando não se especifica, assume-se que a unidade é p/p.

Vamos aos cálculos

Vou usar o exemplo da técnica de Coombs, que pede uma suspensão de hemácias a 5%(v/v).

5%(v/v) significa que são necessários 5mL de sangue em 100mL de água (solução salina, no caso do Coombs). Mas essa quantidade é muito grande, então temos que diminuir, proporcionalmente.

 

 

Utilizando regra de três, você irá determinar o volume de sangue necessário. No teste de Coombs 3mL de solução (volume final) são suficientes, pois você utilizará um tubo de ensaio. Então faça assim:

 

Então você precisará de 150µL de Sangue e 2,85mL de Solução Salina para ter uma suspensão de hemácias a 5%.

 

Para saber o fator dessa diluição é fácil, já que você aprendeu aqui no blog como fazer e calcular diluições.

O fator da diluição é o volume final dividido pelo volume da alíquota. Nesse caso o volume final é 3mL e o da alíquota (sangue) é 0,15mL, então:

Outro caso bem conhecido é o da solução salina que é NaCl a 0,9%. Agora ficou fácil né?!

Se você quisesse preparar apenas 80mL de solução salina, então usaria a regra de três para achar a quantidade de NaCl necessária:

Espero que mais uma vez que eu tenha ajudado vocês nessas diluições, que não são tão fáceis, ainda mais quando estamos começando na faculdade.

 

1- Preparar 500mL de álcool a 70%(v/v);
2- Preparar 1.000mL de Hipoclorito a 2%(v/v);
3- Preparar 250mL de NaCl a 0,9%(p/v).

Clique aqui para ver a resposta

Referência: Ponce, G. E. Concentração de soluções. Laboratório de Química Analítica e Ambiental. UNB. 2004.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |