Você sabe quantos MB de informação carrega um espermatozoide?

Por Brunno Câmara - segunda-feira, novembro 28, 2011


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Você imagina quantos MB de informações genéticas existem em cada célula do seu corpo? Segundo estudos recentes, a resposta para essa pergunta é 75 MB (para células diploides). Isso significa que em células sexuais (espermatozoides e óvulos) o número deve cair pela metade. Ou seja, um espermatozoide carrega 37,5 MB de código genético.

Essas informações são do site Tom’s Hardware, que ainda foi muito mais além em suas análises. Uma ejaculação carrega entre 200 e 300 milhões de espermatozoides, o que gera a incrível soma de 8.500 TB de informações genéticas. Quer ir ainda mais além? A largura de banda de uma ejaculação (com tempo médio de cinco segundos) pode chegar aos 2.200 TB/s.

tecmundo

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!