Biologia Molecular é uma das carreiras do futuro

Por Brunno Câmara - terça-feira, outubro 01, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A biologia molecular é cada vez mais utilizada no diagnóstico clínico. Um número crescente de doenças pode ser detectado e monitorado em tempo hábil, gerando informação relevante para a melhor gestão clínica dos doentes.
 
Por ser uma unidade funcional própria em estreita colaboração com o laboratório hospitalar de patologia clínica, o laboratório de biologia molecular utiliza tecnologias de diagnóstico médico e de pesquisa avançadas na identificação de mutações genéticas, confirmação laboratorial e monitorização da evolução de patologias infecciosas.
 
A PCR tem sido reconhecida mundialmente como um dos progressos científicos mais importantes da nossa geração, foi inclusive reconhecida com um Prêmio Nobel. A grande sensibilidade e especificidade da técnica de PCR permite diagnosticar, de forma precoce, os agentes infecciosos ou tumores e monitorar a progressão da doença e a resposta à terapêutica.
 
O desenvolvimento do diagnóstico molecular tem-se baseado nos testes para doenças infecciosas, mas novas oportunidades surgem nas áreas de oncologia molecular e farmacogenômica, entre outras.
 
 
Algumas das aplicações da Biologia Molecular
 
Referências: Roche, O Globo

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |