Mas afinal, o que é Engenharia Biomédica?

Por Brunno Câmara - domingo, setembro 30, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Imagem: Guia do Estudante

Você já deve ter se perguntado o que é Engenharia Biomédica. Apesar de ter o termo “biomédica” no nome, não é uma habilitação da biomedicina e sim um curso de graduação.  Confira a seguir o que é e como fazer para trabalhar com isso.

A Engenharia Biomédica é a área da engenharia que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico.

O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode ainda calibrar e aferir os equipamentos médicos e eletromédicos.

Como tem conhecimentos na área de informática e eletrônica, cria softwares e equipamentos eletrônicos que otimizam o uso das máquinas pelos médicos, enfermeiros e dentistas. Também pode gerenciar a área de compras de equipamentos médicos e planejar seu uso.


Link

Realiza ainda pesquisas científicas para a descoberta de materiais e instrumentos biomédicos. Esse bacharel atua em hospitais, clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, serviços especializados em manutenção hospitalar e centros de pesquisa.

O curso tem como caraterística a interdisciplinaridade fazendo interface entre engenharia e saúde. A grade curricular compreende matérias de Ciências Exatas, Ciências Médicas e Biológicas. Em Ciências Exatas, estudam-se matemática, física, eletrônica, informática e tecnologia da computação. Já na área de Saúde e Ciências Biológicas, constam na grade curricular disciplinas de anatomia, fisiologia, biofísica, bioquímica, biomecânica e telemedicina. O aluno também passa a estudar engenharia de software, circuitos elétricos, conversão de energia e termodinâmica. O estágio sempre é obrigatório, e as universidades exigem um trabalho de conclusão, que deve ser apresentado no último ano da graduação.

Você pode fazer o curso e tentar aproveitar as matérias comuns dos dois cursos, como bioquímica, fisiologia, etc. Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias). É a carreira mais promissora dos próximos anos.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |