Diferença entre Estafilococos e Staphylococcus

Por Brunno Câmara - quinta-feira, dezembro 06, 2012


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Depois do último desafio da semana, onde a pessoa tinha que responder qual era morfologia e característica da coloração de gram da imagem apresentada, percebi que muitos não sabem a diferença entre os termos estafilococos/estreptococos e Staphylococcus/Streptococcus.

Perguntei então no Facebook se alguém sabia essa diferença, e a maioria disse que estava apenas na escrita/idioma, sendo um escrito em português e o outro em latim. Bem, na verdade, é muito além disso. Então confira a diferença desses termos.

Estafilococos/estreptococos

Quando os termos são escritos dessa maneira faz-se referência ao arranjos dos cocos, que são uma das morfologias bacterianas. Os cocos tomam denominações diferentes de acordo com o seu arranjo:

- Diplococos: cocos agrupados aos pares.
Ex: Neisseria meningitides (meningococo).

- Tétrades: agrupamentos de quatro cocos.

- Sarcina: agrupamentos de oito cocos em forma cúbica.
Ex: Sarcina ventriculi.

- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias.
Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans.

- Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.
Ex: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus saprophyticus.


a) estreptococos; b) diplococos; c) tétrade; d) sarcina; e) estafilococos (imagem Wikipédia)

Staphylococcus/Streptococcus

Esses termos referem-se a gêneros de bactérias, que têm, como vocês já devem ter deduzido, forma de coco, sendo estafilococos/estreptococos, respectivamente. Esses termos sim, devem seguir as normas da Nomenclatura binomial.

O nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero e o restritivo específico, normalmente um adjetivo que qualifica gênero. Deve estar em itálico ou negrito e a única letra maiúscula é a da inicial do gênero.

CERTO: Staphylococcus aureus.
ERRADO: Staphylococcus aureus, Staphylococcus Aureus, staphylococcus aureus, Estafilococos aureus, etc.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários