Como interpretar um artigo científico

Por Brunno Câmara - quinta-feira, abril 25, 2013


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Se você entrou agora na faculdade, prepare-se. A leitura de artigos científicos entrará na sua rotina, com o passar dos semestres. Se você já é veterano, sabe bem disso. Mas será que você consegue extrair todas as informações relevantes de um artigo?

Confira algumas dicas de como interpretá-los:

1- Inicialmente, você deve identificar o assunto por meio do título do artigo.

2- Verifique o ano da publicação, com a finalidade de conhecer o nível de atualização da informação.

3- Verifique a vida acadêmica dos autores, bem como a instituição de origem do estudo.

4- Uma etapa importante é a leitura conhecida como análise textual, em que o leitor compreende do que se trata a publicação. O objetivo é uma visão panorâmica do assunto, por meio da leitura do Resumo do artigo.

5- Verifique os Descritores da Saúde (DeCS) do artigo, pois eles indicam a ideia principal e a ideia secundária do texto.

6- Procure conhecer as etapas científicas da pesquisa; mas antes, é necessário identificar a pergunta ou o objeto de pesquisa do estudo.

7- A Introdução do artigo fornece informações relevantes pelas quais o investigador se propôs a estudar determinado assunto.

8- Identifique  as  demais  etapas  científicas  do  artigo  no  Método: o tipo de estudo, o local onde foi realizado, a amostra selecionada (número, tipo, critérios de inclusão/exclusão etc.), o procedimento da coleta de dados e, por fim, o método estatístico utilizado para analisar os resultados.

9- Analise o que foi escrito e faça suas críticas. Essa ação pode gerar amadurecimento intelectual.

10- Discuta as considerações relevantes encontradas na Discussão e na Conclusão do artigo, bem como resultados que merecem mais atenção para investigação da comunidade científica.

Fonte: GRASIOZI, M.E.S., et al. Interpretação de Artigos Científicos. Especialização em Saúde da Família. UNA-SUS | UNIFESP.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!