Cepa especial de E. coli é capaz de produzir diesel

Por Unknown - segunda-feira, abril 22, 2013



image

Parece ficção científica, mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Exeter, com ajuda da Shell, desenvolveu um método para fazer bactérias produzirem diesel sob demanda.

Enquanto a tecnologia enfrenta muitos desafios comerciais, o diesel, produzido por cepas especiais de E. coli, é quase idêntico aos diesel combustível convencional e não precisa ser misturado com derivados do petróleo como normalmente ocorre com o biodiesel derivado de óleo vegetal.

A E. coli naturalmente transforma açúcar em gordura para construir sua membrana celular. Moléculas sintéticas de combustível podem ser criadas aproveitando esse processo natural de produção de gordura.

A quantidade produzida em laboratório ainda é pouca. O trabalho vai continuar para ver se é um atalho comercialmente viável para a produção em larga escala do combustível.

Mais informações –> link

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| @brunnocamara | LinkedIn | Lattes |


Artigos relacionados