Por que a dengue pode ser mais grave depois da primeira vez?

Por Brunno Câmara · Publicado em

Antes de continuar, conheça meus cursos online para você estudar muito mais e ainda valem como horas extracurriculares:

Continue com a leitura do artigo. Espero que goste.

A. aegypti

Muitas pessoas acham que o que determina a gravidade da doença é o tipo de vírus (na dengue são quatro sorotipos). Bem, na verdade não é.

As chances de você ter dengue hemorrágica, por exemplo, aumentam drasticamente se você já teve a doença anteriormente. Mas você já parou para pensar por que isso acontece?

Há algum tempo, o pesquisador Dr. Scott Halstead propôs um fenômeno chamado de “agravamento da infecção dependente de anticorpo” para explicar esse fato.

Você só tem imunidade ao sorotipo em que entrou em contato durante a infecção. Quando uma pessoa é infectada pela segunda vez, por um dos outros três sorotipos, os anticorpos da primeira infecção, na verdade, ajudam o vírus a se espalhar e aumentar a viremia (quantidade de vírus na corrente sanguínea).

Surpreendentemente, ao invés de destruir o vírus, os anticorpos existentes e os recém produzidos pelos Linfócitos B podem ajudar o vírus a infectar as células com maior eficiência. Ironicamente, a consequência do agravamento da infecção dependente de anticorpo é que o sistema imunológico responde de uma maneira mais agressiva e aumenta o risco de evolução para dengue grave ou hemorrágica.


Whitehead, S. S. et al. Prospects for a dengue virus vaccine. Nature Reviews Microbiology 5, 518–528 (2007).

Apesar de os sorotipos serem semelhantes, ainda existem diferenças. São essas pequenas diferenças que mediam a infecção. Então o corpo irá produzir anticorpos para o primeiro sorotipo em que ele entrou em contato, não conseguindo neutralizar o verdadeiro sorotipo que está causando a atual infecção.

Além disso, os anticorpos não-neutralizantes ligados aos vírus dão a eles uma vantagem. Antes, os vírus só podiam infectar as células que tinham em sua superfície os receptores certos. Quando tais anticorpos ligam-se a eles, outras células, como monócitos e macrófagos, tentam destruí-los através da fagocitose, mas acabam contribuindo para sua disseminação.

Referências
When Good Antibodies Go Bad: Antibody-Dependent Enhancement

Host Response to the Dengue Virus

Halstead S. B. Pathogenisis of dengue: challenges to molecular biology. Science. 1988;239(4839):476–481.

Imagem: CDC

Brunno Câmara, biomédico e autor do Biomedicina Padrão
SOBRE O AUTOR

Brunno Câmara

Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em Patologia Clínica e Hematologia. Responsável técnico e gestor da qualidade no Laboratório Clínico do HC-UFG/HU Brasil. Especialista em Hematologia e Hemoterapia e mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. Atua também na formação de biomédicos e é criador do Biomedicina Padrão.


CURSO PREPARATÓRIO - Residência e Concurso Com 20% de desconto
Aproveitar desconto