O futuro da Saúde

Por Brunno Câmara - quinta-feira, maio 16, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O poder do paciente – Mais e mais a tecnologia está ajudando os pacientes a terem mais controle de sua própria saúde, mais informação está disponível para eles.

Informação compartilhada – Normalmente as companhias farmacêuticas fazem testes com centenas de pessoas para ver como uma certa droga funcionaria/responderia, antes de liberar seu uso em larga escala. Agora existem fóruns online (ex.: patientslikeme.com) onde milhares de pessoas compartilham dados aprofundados de como essa droga está afetando-as. De certo modo é uma maneira de descobrir mais rapidamente como as drogas estão agindo.

Tratamento personalizado – Enquanto o sequenciamento do genoma humano demorou anos e bilhões de dólares, hoje você pode obter informações personalizadas de seu DNA e saber quais medicamentos são mais efetivos, de acordo com sua genética.

Proteção contra epidemias – Anos atrás o Google detectou a epidemia de gripe suína dias antes da OMS, pois eles rastrearam o que as pessoas estavam pesquisando no site de busca. Esse comportamento só se tornará mais prevalente e aperfeiçoado quando mais dados estiverem disponíveis online.

Pílula digital – A empresa Proteus Healthcare uniu-se à Novartis e criou uma pílula que funciona através da eletroquímica natural do corpo humano e ajuda a monitorar como o medicamento está afetando o paciente.

Embora sejam tendências, a área da saúde move-se lentamente, e esse futuro dependerá dos profissionais da área, indústria farmacêutica e planos de saúde. Mais e mais a tecnologia está entrando no campo da medicina, muita coisa tem que mudar, começando na faculdade.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |