Cientistas criam ultrassonografia de hemácias

Por Brunno Câmara - sexta-feira, julho 05, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Hemácias saudáveis têm a forma de um disco bicôncavo, para transportar os gases em nossa circulação. Mas quando esses células estão doentes, infectadas ou deterioradas elas mudam sua forma, como no caso da anemia falciforme, em que passam a ter a forma parecida com de uma foice.

Pesquisadores da Universidade de Ryerson em Toronto, Canadá, usaram uma nova técnica de imagem, chamada de fotoacústica, para tentar detectar essas anormalidades eritrocitárias.

O procedimento, que aproveita o poder da luz e do som, é semelhante ao ultra-som induzido por laser. Eles usaram ondas sonoras de alta frequência para criar imagens detalhadas de hemácias, trazendo a ciência um passo mais próximo do futuro.

Com a fotoacústica, uma gota de sangue é visualizada em um tipo especial de microscópio que detecta os sons produzidos pelas próprias células. Os pesquisadores disparam um feixe de laser focado nas amostras. Enquanto as células absorvem energia do laser, elas liberam parte dessa energia em outra forma – ondas sonoras.

Isso acontece por que a composição do sangue permite que a luz seja absorvida em diferentes maneiras em diferentes comprimentos de onda. Cientistas podem trabalhar vários detalhes sobre a forma da célula usando a fotoacústica.

O problema é que para detectar mudanças na forma desses eritrócitos no nível necessário para indicar se eles estão doentes ainda não foi possível, mas nunca teve-se tão perto desse feito. É só uma questão de tempo.

Com informações da Scientific American

Artigo original - Strohm et al., Probing Red Blood Cell Morphology Using High-Frequency Photoacoustics, Biophysical Journal (2013), http://dx.doi.org/10.1016/j.bpj.2013.05.037

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |