Conheça alguns equipamentos que substituem nossos órgãos em circulação extracorpórea

Por Brunno Câmara - terça-feira, julho 02, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A circulação extracorpórea é o ato de manter o paciente com suporte artificial de vida coração-pulmão artificial ou “by pass” cardiopulmonar total, muito utilizado nas cirurgias cardiovasculares, mas também em outros procedimentos como as afecções da aorta, transplantes de coração e/ou pulmão, transplante hepático e em alguns tipos de retirada de tumores.

Conheça agora alguns dos “órgãos artificiais” utilizados durante a cirurgia:


Imagem: Braile Biomédica

Essa é a Bomba Centrífuga. Indicada para bombeamento de sangue em procedimentos de circulação sanguínea extracorpórea.


Imagem: Braile Biomédica

Esse é o Filtro de Sangue Arterial. É indicado para utilização na linha arterial do circuito de circulação sanguínea extracorpórea, para proporcionar a retenção de partículas e microembolias gasosas.


Imagem: Braile Biomédica

Esse é o Oxigenador de Membrana (parte de baixo) acoplado a um reservatório venoso (parte de cima), indicado para adicionar oxigênio, remover dióxido de carbono e aquecer/resfriar o sangue durante procedimentos de circulação sanguínea extracorpórea.


Imagem: Braile Biomédica

Esse é o Hemoconcentrador. É indicado para ultrafiltração sanguínea para promover a remoção do excesso de fluído após procedimentos que utilizam hemodiluição.

Imagem: Braile Biomédica

E, por último, esse é o Conjunto de Tubos, destinado ao transporte de solução fisiológica, sangue, água e gases durante os procedimentos.

No final todos eles (e mais outros) são conectados ao aparelho central:

Todas as informações foram tiradas da Braile Biomédica. Para saber mais acesse braile.com.br

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |