Artigo científico falso é aceito para publicação em mais de 150 revistas

Por Brunno Câmara - terça-feira, outubro 15, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O biólogo-jornalista norte-americano John Bohannon escreveu um “artigo científico” e inventou todo o seu conteúdo. Os nomes dos pesquisadores eram falsos, assim como a universidade em que supostamente eram associados.

O artigo falava sobre as propriedades supostamente anticancerígenas de uma molécula supostamente extraída de um líquen e foi enviado para 304 revistas científicas do tipo “open access” ao redor do mundo.

O trabalho era totalmente fabricado e obviamente incorreto, com falhas metodológicas e experimentais que, segundo Bohannon, deveriam ser óbvias para qualquer revisor com formação escolar em química e capacidade de entender uma planilha básica de dados.

Resultado

Das 304 revistas procuradas, 157 aceitaram o trabalho para publicação. Daquelas, 98 o recusaram, mas apenas 36 mandaram uma resposta reconhecendo que o artigo continha problemas.

Mas Bohannon não fez isso apenas para sacanear os periódicos. O objetivo dessa “loucura” foi avaliar as revistas e ver como seria o processo de avaliação e aprovação/rejeição de um artigo científico, e com base nisso fazer realmente um artigo.

Todas as observações e resultados foram publicados no periódico Science de outubro, juntamente com um pacote de artigos intitulado Comunicação na Ciência: Pressões e Predadores.

Link do artigo original: Who’s Afraid of Peer Review? 4 OCTOBER 2013 VOL 342 SCIENCE

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |