Novo aparelho extrai DNA em minutos

Por Brunno Câmara · Publicado em

Antes de continuar, conheça meus cursos online para você estudar muito mais e ainda valem como horas extracurriculares:

Continue com a leitura do artigo. Espero que goste.


UW/NanoFacture/KNR

Engenheiros da Universidade de Washington e a empresa NanoFacture, criaram um aparelho capaz de extrair DNA humano de fluidos corporais de maneira simples, mais eficiente e ecologicamente correta do que os métodos utilizados atualmente.

A extração do DNA é muito complexa. Essa tecnologia tem o objetivo de eliminar os obstáculos. O pequeno kit, em forma de uma caixa, está pronto para ser fabricado em escala maior e ser distribuído a hospitais e clínicas.

Como funciona

Os métodos convencionais usam uma centrífuga para separar as moléculas de DNA ou filtrá-las de uma amostra fluida com micro-filtros, mas esses procedimentos demoram de 20 a 30 minutos e podem ser necessários substâncias químicas tóxicas.

Os engenheiros desenvolveram sondas microscópicas que mergulham numa amostra líquida – saliva, sangue ou escarro – e aplicam um campo elétrico nesse líquido. Isso faz com que as partículas se concentrem em volta da pequena sonda. Partículas maiores atingem a ponta e são desviadas, mas as moléculas do tamanho do DNA grudam na sonda e são presas na sua superfície. O tempo gasto varia de dois a três minutos para separar e purificar o DNA usando essa tecnologia.

O aparelho poderá ser útil na popularização do sequenciamento do genoma humano para prevenção e tratamento de doenças.


http://youtu.be/4PgSJM1xdMI

Com informações da University of Washington

Como citar este artigo
Brunno Câmara, biomédico e autor do Biomedicina Padrão
SOBRE O AUTOR

Brunno Câmara

Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em Patologia Clínica e Hematologia. Responsável técnico e gestor da qualidade no Laboratório Clínico do HC-UFG/HU Brasil. Especialista em Hematologia e Hemoterapia e mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. Atua também na formação de biomédicos e é criador do Biomedicina Padrão.


CURSO PREPARATÓRIO - Residência e Concurso Com 20% de desconto
Aproveitar desconto