Residência multiprofissional – Biomedicina

Por Brunno Câmara - terça-feira, outubro 29, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Para quem já ouviu falar, mas não acreditou, o biomédico pode sim fazer residência. Não é a mesma residência feita pelos médicos. Mas o que é exatamente?

A residência multiprofissional é uma pós-graduação lato sensu para todas as profissões da área da saúde (exceto medicina), com o objetivo de ensinar na prática, e teoria também, uma área específica da profissão.

O programa tem duração de dois anos, sendo a carga horária de 5.760 horas. O aluno participará de 80% da carga horária com atividades práticas e 20% com atividades teóricas e é supervisionado por um profissional que trabalha no local onde acontece a residência e um tutor, que é um docente de uma instituição de ensino superior.

Bolsa

O residente recebe uma bolsa no valor de R$ 2.976,26, cedida pelo Ministério da Saúde e da Educação. A dedicação deve ser exclusiva para o programa, não podendo o aluno trabalhar em outro local.

Como conseguir

A forma de ingresso em um programa de residência multiprofissional é através de concurso público, realizado pela instituição que está oferecendo as vagas.

Alguns dos requisitos são:

  • Diploma de graduação, no nosso caso, Biomedicina;
  • Estar inscrito no conselho, no nosso caso, CRBM;
  • Dedicação exclusiva;
  • Não ter vínculo empregatício.

No caso do biomédico, já vi várias vagas para áreas como urgência e emergência, hematologia e hemoterapia, patologia, entre outras. Mas nem sempre há vagas para biomedicina nos concursos.

Sem dúvidas é um excelente forma de crescer profissionalmente. Com essa grande quantidade de prática, você só não consegue um bom emprego depois se não quiser.

Com informações de Multiresidência

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |