Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Quando fiquei sabendo que tinha ganhado a bolsa do PROUNI para fazer biomedicina em uma faculdade particular eu pensei uma, duas, três vezes para ver se eu realmente queria o curso.
Contei para minha mãe, e me lembro como se fosse hoje: um dia um pouco nublado e frio, estávamos dentro do carro chegando em casa, quando falei para ela que tinha ganhado a bolsa.
Falei também que estava em dúvida se era isso mesmo que queria. E ela, com toda sua sabedoria e experiência, me disse: “Filho, você está novo. Comece a fazer e se não gostar, procure outra coisa”.
Então lá fui eu conhecer a tal da biomedicina.
Não deu outra. Aquela sensação de estar dentro de um laboratório, vestir um jaleco, conhecer o corpo humano de tão perto. Saber como ele funciona, tanto na saúde como na doença, entender o porquê dos exames, sua importância. Tudo muito impressionante para mim. E por aí foi.
Mas Brunno, você nunca pensou em desistir? Tenho que confessar. Em alguns momentos de fraqueza já pensei em largar tudo, mas sempre em seguida acontecia algo bom e essa vontade ia embora. Isso é normal do ser humano.
Durante seis anos, desde o início da minha graduação até hoje, vejo muitas pessoas reclamando da profissão; não sei explicar o porquê, mas essa negatividade não me afetou. Talvez seja por isso que consegui dar continuidade ao blog, que aliás esse ano completa 5 anos de vida.
O cenário poderia ser melhor? Claro que sim. Mas nem por isso escolhi ficar reclamando da profissão e brigando com outros profissionais sobre isso. Farei tudo que estiver a meu alcance para ajudar a melhorar.
É mais fácil colocar a culpa da sua falha em alguém ou em algo (como na biomedicina) do que assumir que você errou e precisa melhorar, fazer algo diferente. Não fique tentando achar justificativas.
Estou rico? Não. Nunca foi esse o meu intuito. Mas dinheiro não é um problema para mim. E não deveria ser para ninguém. Por que você faz o que você faz? Não falo pelo dinheiro – isso é um resultado. Digo, qual sua causa, seu propósito, sua crença? Pense nisso!
Eu escolhi um caminho diferente. Um caminho que já me levou a vários lugares legais, a conhecer pessoas incríveis e, mais recentemente, que me deu a oportunidade de compartilhar um pouco do que sei com outros estudantes, em uma palestra.
Tenho muitos planos para minha carreira. Vou dar o melhor de mim para chegar onde quero chegar.
Meu conselho é que vocês também comecem a olhar as coisas com outros olhos. Os bons exemplos estão por todos os lados. Inspire-se neles e faça a diferença!