Questão de concurso comentada #2 – Bioquímica

Por Brunno Câmara - domingo, março 30, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

(EBSERH/2013/IBFC) Enzima composta pela união de quatro monômeros que podem ser do tipo H (miocárdio) ou M (músculo), o que resulta na possibilidade de formação de cinco isoenzimas. Esta enzima é denominada:

a) Creatina quinase (CK).

b) Colinesterase.

c) Desidrogenase lática (DHL).

d) Aldolase.

RESPOSTA

A Desidrogenase lática (DHL), também conhecida como Lactato desidrogenase (LDH), é uma enzima que catalisa a conversão do piruvato para lactato, liberada quando ocorre dano celular, como hipóxia e necrose.

Pode estar elevada em casos de neoplasias, miocardites, infarto do miocárdio, distrofia, mononucleose infecciosa, hepatopatias, pneumopatias, anemia hemolítica e megaloblástica, pancreatite e falência renal.

Possui cinco isoenzimas, sendo que cada uma é um tetrâmero formado por quatro subunidades (monômeros) chamadas H (Heart) para a cadeia polipeptídica cardíaca e M (Muscle) para a cadeia polipeptídica muscular esquelética:

O gabarito da questão é a letra C.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |