Questão de concurso comentada #2 – Bioquímica

Por Brunno Câmara - domingo, março 30, 2014


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


(EBSERH/2013/IBFC) Enzima composta pela união de quatro monômeros que podem ser do tipo H (miocárdio) ou M (músculo), o que resulta na possibilidade de formação de cinco isoenzimas. Esta enzima é denominada:

a) Creatina quinase (CK).

b) Colinesterase.

c) Desidrogenase lática (DHL).

d) Aldolase.

RESPOSTA

A Desidrogenase lática (DHL), também conhecida como Lactato desidrogenase (LDH), é uma enzima que catalisa a conversão do piruvato para lactato, liberada quando ocorre dano celular, como hipóxia e necrose.

Pode estar elevada em casos de neoplasias, miocardites, infarto do miocárdio, distrofia, mononucleose infecciosa, hepatopatias, pneumopatias, anemia hemolítica e megaloblástica, pancreatite e falência renal.

Possui cinco isoenzimas, sendo que cada uma é um tetrâmero formado por quatro subunidades (monômeros) chamadas H (Heart) para a cadeia polipeptídica cardíaca e M (Muscle) para a cadeia polipeptídica muscular esquelética:

O gabarito da questão é a letra C.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários