Enzima intestinal ajuda a manter o equilíbrio microbiano

Por Brunno Câmara - segunda-feira, maio 26, 2014


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard descobriram o mecanismo pelo qual uma enzima produzida na mucosa intestinal ajuda a manter uma população saudável de microrganismos gastrointestinais.

Eles descobriram que a enzima fosfatase alcalina intestinal (FAI) promove o crescimento de bactérias benéficas por um mecanismo que bloqueia a inibição de crescimento pelo trifosfato de adenosina (ATP) no intestino.

“Descobrimos que o ATP é um inibidor natural de bactérias em nossos intestinos e que a FAI promove o crescimento das bactérias ‘boas’ bloqueando o ATP”, disse o líder da pesquisa, Richard Hodin. “Ajudando a manter essas bactérias felizes, a FAI nos protege contra patógenos que podem obter vantagens quando o balanço é rompido.”

A microbiota normal do intestino é importante no processo digestivo e previne a proliferação de bactérias patogênicas. A queda na quantidade dessas bactérias normais permite que o número de bactérias prejudiciais aumente, contribuindo para o aparecimento de várias doenças.

Muito conhecido por ser a fonte primária de energia dentro das células, o ATP também age como uma molécula sinalizadora, intra e extracelular.

Agora eles querem saber se a FAI também promove a proliferação da microbiota normal, além de manter a população saudável de microrganismos gastrointestinais.

Se isso for verdade terapias baseadas na FAI podem oferecer uma abordagem segura e simples no tratamento de milhões de pacientes que sofrem com doenças causadas pelo desequilíbrio da microbiota intestinal.

Com informações de Harvard Medical School

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!