Para onde vai a gordura quando emagrecemos?
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Pesquisadores australianos encontraram a resposta para uma pergunta antiga: para onde vai a gordura quando emagrecemos? Eles descobriram que a maioria do peso perdido é eliminado na forma de dióxido de carbono (CO2). O estudo foi publicado no British Medical Journal.
A fórmula química da gordura é conhecida desde 1960 – uma mistura de carbono, hidrogênio e oxigênio – mas ninguém tinha explicado exatamente o que acontece com os átomos que formam a gordura, quando ela é “queimada” durante atividades físicas.
Todo o carbono é transformado em CO2, e todo o hidrogênio torna-se água. O problema é que não estava claro o que acontecia com os átomos de oxigênio pertencentes à molécula de gordura.
Fim do mistério
Após quatro meses de pesquisas, os pesquisadores encontraram a peça final do quebra-cabeça, num artigo publicado em 1949. Ele mostrava que os átomos de oxigênio são compartilhados entre o CO2 e água na proporção de 2:1. Então, quatro átomos de oxigênio são exalados e dois são excretados em fluidos corporais, como suor, urina e lágrimas.
Com isso pode-se chegar à conclusão de que 84% dos átomos que formam a molécula de gordura são exaladas como CO2, e os 16% restantes são perdidos através da água.
Outra conclusão foi que para perder 10 quilos de gordura, nosso corpo precisa de 29 quilos de oxigênio adicionais, resultando em 28 quilos de CO2 e 11 quilos de água.
Com informações de ABC Science