Para onde vai a gordura quando emagrecemos?

Por Brunno Câmara - quarta-feira, janeiro 21, 2015


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Para onde vai a gordura perdida?

Pesquisadores australianos encontraram a resposta para uma pergunta antiga: para onde vai a gordura quando emagrecemos? Eles descobriram que a maioria do peso perdido é eliminado na forma de dióxido de carbono (CO2). O estudo foi publicado no British Medical Journal.

A fórmula química da gordura é conhecida desde 1960 – uma mistura de carbono, hidrogênio e oxigênio – mas ninguém tinha explicado exatamente o que acontece com os átomos que formam a gordura, quando ela é “queimada” durante atividades físicas.

Triglicérides

Todo o carbono é transformado em CO2, e todo o hidrogênio torna-se água. O problema é que não estava claro o que acontecia com os átomos de oxigênio pertencentes à molécula de gordura.

Fim do mistério

Após quatro meses de pesquisas, os pesquisadores encontraram a peça final do quebra-cabeça, num artigo publicado em 1949. Ele mostrava que os átomos de oxigênio são compartilhados entre o CO2 e água na proporção de 2:1. Então, quatro átomos de oxigênio são exalados e dois são excretados em fluidos corporais, como suor, urina e lágrimas.

Com isso pode-se chegar à conclusão de que 84% dos átomos que formam a molécula de gordura são exaladas como CO2, e os 16% restantes são perdidos através da água.

Outra conclusão foi que para perder 10 quilos de gordura, nosso corpo precisa de 29 quilos de oxigênio adicionais, resultando em 28 quilos de CO2 e 11 quilos de água.

Com informações de ABC Science

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!