Pesquisadores criam coração bioartificial
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
A pesquisadora Dra. Doris Taylor, do Centro de Pesquisa de Medicina Regenerativa do Instituto do Coração do Texas, EUA, está envolvida em estudos clínicos e laboratoriais usando a terapia celular no tratamento de doenças.
Em seu atual trabalho revolucionário, foi demonstrado a possibilidade de retirar todas as células de um órgão, incluindo o coração, e deixar apenas o “esqueleto” descelularizado. Estruturas como as válvulas e vasos permanecem preservados.
O órgão, no caso da pesquisadora o coração, pode então ser colonizado com células-tronco que, com suprimento adequado de sangue e oxigênio, regeneram o esqueleto em um coração funcional.
A esperança é que essa pesquisa seja um passo importante na tentativa de criar um coração humano funcional em laboratório. Dra. Taylor também já demonstrou que o processo funciona com outros órgãos, como os rins, pâncreas, pulmões e fígado – abrindo uma porta no campo de transplantes de órgãos.