Biomédica citologista fala sobre controle de qualidade em exames citológicos no Tocantins
📚🔬 Cursos Biomedicina Padrão
Complemente seus estudos fazendo nossos cursos online (videoaulas, apostilas e certificado):
- Hematologia básica
- Anemias
- Onco-hematologia
- Curso de Hematologia completo (10% off)
- ⭐Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) do Tocantins criou o Laboratório de Monitoramento Externo de Qualidade (Lab-MEQ), em parceria com a Universidade Federal de Tocantins (UFT), para avaliar a qualidade dos exames de citologias, como o Papanicolau. O laboratório, localizado no Campus de Palmas, funciona com estrutura física e profissionais citologistas.
O exame citológico corresponde a remoção de células do colo do útero da mulher. Essas células são transportadas numa lâmina e, a partir daí, o profissional irá utilizar um microscópio para analisar as alterações morfológicas.
No Lab-MEQ é realizada uma segunda leitura do exame para verificar se corresponde ao diagnóstico oferecido pelo laboratório prestador de serviço do SUS. Esses resultados são apresentados aos laboratórios e as Secretarias Municipais de Saúde, que são responsáveis pelo credenciamento dos laboratórios.
De acordo com a biomédica e citologista da Sesau, Jucimária Dantas Galvão, o serviço vem sendo implementado aos poucos, com o programa piloto. Jucimária ressaltou ainda que além de avaliar os exames, a qualidade e classificação dos laboratórios, o Lab-MEQ verifica como está o funcionamento de toda a rede de atenção a saúde da mulher.
Vídeo da entrevista
Com informações de Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) do Tocantins