Como fazer hemácias de leite ninho

Por Brunno Câmara - terça-feira, abril 12, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Hemácias de Leite Ninho

Dizem que muitas coisas nas análises clínicas são como receitas de bolos. Você segue exatamente a técnica da bula e realiza o exame.

Hoje, eu e minha namorada, Carolina Nobre, que também é biomédica, demos uma de MasterChef e criamos deliciosas hemácias de leite ninho.

E como ficou bem legal, vou compartilhar com vocês como fazer e assim vocês poderão comemorar as festinhas da turma ou do laboratório com um doce biomédico.

Vamos à receita!

Ingredientes

  • Leite em pó;
  • Leite condensado;
  • Açúcar de confeiteiro;
  • Corante vermelho (líquido ou pó).

Como fazer

Coloque o leite em pó em uma tigela. A quantidade vai depender do número, da forma e do tamanho das hemácias que você desejar fazer.

Acrescente o corante vermelho (anilina) e misture. Fizemos com o corante em pó, mas achamos que se você usar o líquido será mais fácil para homogeneizar. Coloque uma boa quantidade de corante, caso contrário suas hemácias ficarão rosas e hipocrômicas.

Vá colocando o leite condensado aos poucos e misturando. Quando estiver formando uma massa firme, comece a misturar com a mão.

Coloque o açúcar de confeiteiro para ir dando o ponto certo, que é semelhante àquelas massinhas de modelar que você brincava quando criança. Como não tínhamos o açúcar de confeiteiro, batemos o açúcar cristal no liquidificador e ficou muito bom.

Quando estiver no ponto, você já pode usar sua criatividade e modelar suas hemácias. Passe um pouco de margarina na mão para ficar mais fácil.

Para ver o passo a passo em vídeo, corre lá no Snapchat do blog, que é biomedicina, e confira!

Resultado

A forma da hemácia fica a seu critério. Fizemos alguns modelos para você se inspirar.

Está aí o resultado final. Hemácias bonitas e gostosas!

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |