Startup de Biomédico desenvolve aplicativo para o Ministério da Saúde

Por Brunno Câmara - quarta-feira, abril 13, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A Epitrack, startup do nosso colega biomédico, Onicio Neto, que já foi notícia aqui no blog (veja aqui), desenvolveu uma ferramenta de vigilância epidemiológica participativa para o Ministério da Saúde, é o aplicativo Guardiões da Saúde.

O Ministério da Saúde lançou hoje o aplicativo Guardiões da Saúde que foi desenvolvido por nós :) É muito gratificante...

Posted by Epitrack on Thursday, March 24, 2016

O GUARDIÕES DA SAÚDE é um aplicativo projetado para dispositivos móveis e faz parte do projeto inovador de aprimoramento da vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), denominado Vigilância Participativa.

O objetivo é conseguir identificar os surtos da forma mais rápida possível. Mesmo que as pessoas não procurem o serviço de saúde, é possível conseguir informações suficientes para detectar e fazer com que o serviço de saúde possa se antecipar a esses surtos.

Utilizada pela primeira vez no Brasil, a implementação da estratégia de Vigilância Participativa ocorrerá sem investimento público no desenvolvimento do software. Para isso, por meio de parceria, o aplicativo GUARDIÕES DA SAÚDE está sendo desenvolvido como software livre por meio de investimento da Skoll Global Threats Fund e apoio operacional da Training in Public Health Intervention Network (Tephinet). Ambas são Organizações não-governamentais sem fins lucrativos que atuam no aprimoramento da vigilância em saúde no mundo e em técnicas de Detecção Digital de Doenças. O desenvolvimento tecnológico do aplicativo é realizado por meio da startup Epitrack, sediada em Recife/Pernambuco.

Para baixar o aplicativo para o celular acesse Play Store (http://j.mp/GDSANDROID) e Apple Store (http://j.mp/GDSIPHONE) e a também  http://guardioesdasaude.org

O Onicio também já foi entrevistado por nós do Biomedcast. Para conferir a entrevista com ele clique aqui.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |