Pesquisa de Biomédica isola vários micro-organismos em academias

Por Brunno Câmara - sexta-feira, outubro 07, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A pesquisa foi realizada em seis academias da região de Campinas. A coleta foi realizada pela biomédica Andréa Luft e por um colega em 61 aparelhos de ginástica em seis academias da região de Campinas. As amostras coletadas revelaram a presença de oito tipos de fungos e quatro tipos de bactérias.

Uma das bactérias identificadas foi a Escherichia coli, uma enterobactéria do intestino humano. Então isso significa que faltou higienização das pessoas que frequentam os banheiros, faltou higienização das mãos para poder utilizar os equipamentos.

No chão dos banheiros dessas academias, os pesquisadores chegaram a isolar grande quantidade de micro-organismos. Segundo a biomédica microbiologista Rosana dos Santos, esses fungos e bactérias podem causar diarreias, febres, infecções de pele como micoses, principalmente se a pessoa já estiver com a imunidade baixa.

Esses micro-organismos são levados para a academia pelos próprios usuários. Muitos têm micose, muitos têm problemas no couro cabeludo. A conversa, também, porque muitas dessas bactérias estão na mucosa bucal e se você tiver já algum agravante, um arranhão, uma ferida, isso acaba sendo porta de entrada para os micro-organismos.

As academias disponibilizam produtos de limpeza e podem ser usados pelos usuários quando utilizarem os aparelhos. No entanto, mesmo com o estímulo de profissionais de educação física e do próprio dono da academia, nem todos os usuários fazem a higienização do aparelho.

Fonte: G1 Campinas | Imagem: reportagem

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |