Pesquisa de Biomédica isola vários micro-organismos em academias

Por Brunno Câmara - sexta-feira, outubro 07, 2016


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

A pesquisa foi realizada em seis academias da região de Campinas. A coleta foi realizada pela biomédica Andréa Luft e por um colega em 61 aparelhos de ginástica em seis academias da região de Campinas. As amostras coletadas revelaram a presença de oito tipos de fungos e quatro tipos de bactérias.

Uma das bactérias identificadas foi a Escherichia coli, uma enterobactéria do intestino humano. Então isso significa que faltou higienização das pessoas que frequentam os banheiros, faltou higienização das mãos para poder utilizar os equipamentos.

No chão dos banheiros dessas academias, os pesquisadores chegaram a isolar grande quantidade de micro-organismos. Segundo a biomédica microbiologista Rosana dos Santos, esses fungos e bactérias podem causar diarreias, febres, infecções de pele como micoses, principalmente se a pessoa já estiver com a imunidade baixa.

Esses micro-organismos são levados para a academia pelos próprios usuários. Muitos têm micose, muitos têm problemas no couro cabeludo. A conversa, também, porque muitas dessas bactérias estão na mucosa bucal e se você tiver já algum agravante, um arranhão, uma ferida, isso acaba sendo porta de entrada para os micro-organismos.

As academias disponibilizam produtos de limpeza e podem ser usados pelos usuários quando utilizarem os aparelhos. No entanto, mesmo com o estímulo de profissionais de educação física e do próprio dono da academia, nem todos os usuários fazem a higienização do aparelho.

Fonte: G1 Campinas | Imagem: reportagem

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!