Nobel de medicina vai para pesquisador que descobriu os mecanismos da autofagia

Por Brunno Câmara - quarta-feira, outubro 05, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A autofagia (do grego, auto = próprio, fagia = comer) é o processo fundamental para degradar e reciclar os componentes celulares.

Nos anos 50, cientistas notaram pela primeira vez que células podiam destruir seu próprio conteúdo através do empacotamento dentro de membranas e transportar essas vesículas para os lisossomos, para posterior degradação enzimática.

Mas, esse processo não era bem conhecido, até que o pesquisador japonês, Yoshinori Ohsumi, conduziu uma série de experimentos nos anos 90 que identificou os genes que causavam a autofagia em leveduras (e por extrapolação, em outros organismos).

As células usam a autofagia para eliminar proteínas e organelas danificadas, um mecanismo de controle de qualidade que o comitê do Prêmio Nobel afirmou “ser crítico para neutralizar as consequências negativas do envelhecimento”.

A autofagia quando desregulada está ligada a diversas doenças como o diabetes tipo 2 e a doença de Parkinson.

"The Nobel Prize in Physiology or Medicine 2016". Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 5 Oct 2016.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |