Esse microscópio digital é o sonho de qualquer Biomédico

Por Brunno Câmara - quarta-feira, abril 12, 2017



📚🔬 Apostilas e Livro Digitais

Utilize nossas apostilas digitais como material complementar aos seus estudos - hematologia, uroanálise, parasitologia e líquor.

Vai estudar para um processo seletivo de concurso público ou residência multiprofissional? - Conheça nosso livro de questões comentadas


Microscópio multitouch

Integrando duas tecnologias existentes – microscopia virtual e uma tela multitoque gigante – pesquisadores desenvolveram uma nova maneira de fazer microscopia.

O novo microscópio foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Finlandês de Medicina Molecular, em colaboração com a fabricantes de tela MultiTouch.

Tocando a tela gigante, o usuário pode navegar e ampliar a imagem da amostra como nos microscópios convencionais. Através do toque é possível passar do tamanho natural até um aumento de 1000 vezes, em que detalhes celulares e subcelulares podem ser vistos.

A microscopia tradicional só pode ser utilizada para digitalizar uma pequena parte da amostra. Com o microscópio virtual é possível criar uma montagem da amostra, composta por mais de 50.000 imagens.

O microscópio multitoque pode ser utilizado em vários campos científicos, incluindo a patologia, a hematologia, a microbiologia e a biologia celular.

Além disso, ele é muito útil em instituições de ensino. Para ensinar com um microscópio tradicional, geralmente, apenas uma pessoa por vez pode visualizar a amostra. O microscópio multitoque adiciona uma nova dimensão interativa nas aulas.

Confira o vídeo e fique de queixo caído:

Caso não consiga visualizar, clique aqui

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| @biomedicinapadrao | LinkedIn | Lattes |