Membrana plasmática de células eucariontes

Por Brunno Câmara - domingo, setembro 30, 2018

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

membrana plasmática

Esquema de uma membrana plasmática animal

A membrana plasmática das células eucariontes são envoltórios que as delimitam e conferem proteção, estabelecendo ainda um contato com o meio externo.

Ela tem cerca de 50 nm e é composta por uma bicamada (dupla) lipídica (fosfolipídeos) e também proteínas.

Os lipídios da membrana possuem uma fração hidrofílica, que fica em contato com o meio intra e extracelular (meios aquosos), e uma parte hidrofóbica, que fica no interior dessa bicamada lipídica, entre as partes hidrofílicas.

Além disso, moléculas de carboidratos podem estar presentes, ligadas às proteínas (glicoproteínas) ou aos lipídeos (glicolipídeos).

Algumas porções desses glicolipídeos e glicoproteínas presentes em hemácias, por exemplo, são o que determinam os grupos sanguíneos do sistema ABO. Pequenas diferenças na composição dos carboidratos dessas estruturas conferem tipos sanguíneos diferentes.

Em células animais, existem moléculas de colesterol que modula a fluidez da membrana. Essas moléculas são rígidas e pequenas, tornando a bicamada lipídica mais rígida, menos flexível e menos permeável.

Funções

Além de fazer a separação entre o meio intra e extracelular, a membrana plasmática também atua no transporte de moléculas e íons, ancora receptores que permitem com que a célula receba informações e se adeque de acordo com as mudanças necessárias.

Referências

PIRES, Carlos Eduardo De Moreira, ALMEIDA, Lara de. Biologia Celular - Estrutura e Organização Molecular. Érica, 06/2014.

Alberts, Bruce. Fundamentos da Biologia Celular, 4th edição. ArtMed, 2017.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |