136º aniversário de Georgios Papanikolaou

Por Brunno Câmara - segunda-feira, maio 13, 2019

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Hoje é celebrado o 136º aniversário do citopatologista Georgios Papanikolaou que trabalhou com sua esposa para desenvolver o exame médico-laboratorial que é mundialmente conhecimento como Papanicolau (em português).
Para homenageá-lo, o Google criou um Doodle bem legal, ilustrando seu trabalho.

Nascido neste dia, em 1883, na ilha grega de Euboea, Papanikolaou era filho de um médico. Apesar de ter começado a estudar música e humanidades, ele escolheu seguir os passos de seu pai e foi para a área médica.

Papanikolaou começou a faculdade de medicina com apenas 15 anos de idade, e após sua graduação serviu no exército como médico cirurgião. Em 1913, ele imigrou para os EUA, juntamente com sua esposa Andromachi Mavroyenis.

O casal teve dificuldades inicialmente para trabalhar, até que ele foi recrutado como pesquisador na Universidade de Cornell. Lá, Georgios trabalhou com sua esposa que era técnica e às vezes sua cobaia.

Confira: Entrevista com o Biomédico Citopatologista Adrian Barbosa

A descoberta científica do casal veio após recrutar um grupo de amigos próximos para participar de um estudo para sua pesquisa, que envolveu a coleta de esfregaços cervicais.

Papanikolaou detectou células malignas em amostra de umas das participantes, diagnosticando-a com câncer cervical.


Usado mundialmente atualmente, o exame de Papanicolau facilita a detecção de câncer cervical de forma precoce, diminuindo a mortalidade pela metade.

Ele foi nominado para o Prêmio Nobel duas vezes, e recebeu o Prêmio Albert Lasker na categoria Pesquisa médica clínica em 1950.

Fonte

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |