Essa foi a média salarial do biomédico em 2019

Por Brunno Câmara - sexta-feira, janeiro 24, 2020

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Os dados a seguir são para o cargo de biomédico (CBO 2212-05) levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

Média salarial

R$ 2.647,30 por mês.

Salário inicial para recém-formados

R$ 2.178,67 mensais.

Jornada de trabalho média

40 horas semanais.

Perfil profissional

Profissional com 25 anos, sexo feminino que trabalha 44 horas semanais em microempresas do segmento de Laboratórios Clínicos.

Onde tem mais vagas

A cidade com mais ocorrências de contratações é São Paulo - SP.

Observações importantes


  • Média obtida de 5.395 salários, no período de abril a novembro de 2019;
  • Essa média é basicamente para quem trabalha em laboratório de análises clínicas. Biomédicos em outras áreas têm médias salariais diferentes;
  • Os dados são de contratações no formato CLT, então não incluem profissionais concursados, empreendedores, empresários e autônomos;
  • Pode ser que outros biomédicos não tenham sido registrados nas empresas em que trabalham com o respectivo código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 2212-05). Então a média pode não corresponder fidedignamente à realidade.


Fontes dos dados

Os dados salariais têm origem do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho - MTE) que mensalmente divulga dados de contratações e demissões do mercado de trabalho formal brasileiro.

O Salario.com.br através de big data analytics, metodologias estatísticas exclusivas e mineração de dados utilizando rotinas de programação, extrai, filtra, ordena, calcula, formata e exibe dados salariais de todas as profissões conhecidas e regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |