Pesquisadores criam app para dosar hemoglobina

Por Brunno Câmara - segunda-feira, maio 25, 2020

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Pesquisadores desenvolveram um programa que transforma a câmera de um smartphone em um dispositivo hiperespectral fazendo com que seja possível determinar os níveis de hemoglobina de uma pessoa.
A espectroscopia é o estudo de como a luz interage com os materiais.

Os pesquisadores usaram a espectroscopia espectral de super resolução para converter as fotos de baixa resolução dos smartphones em sinais digitais de alta resolução.

Análise da pálpebra

Eles selecionaram a parte interna da pálpebra como o local de análise pois a microvasculatura é facilmente visualizada e não é afetada pela cor da pele.

A pessoa tira a foto da região usando o app desenvolvido pelos pesquisadores e então um algoritmo é aplicado para extrair a informação espectral detalhada.

Então, outro algoritmo quantifica o conteúdo de hemoglobina sanguínea por meio da análise do espectro.

Estudo clínico

Essa metodologia foi testada com 153 voluntários.

Um grupo de 138 indivíduos foi selecionado para treinar o algoritmo e o teste foi feito nos 15 voluntários restantes.

Os resultados mostraram que o teste pelo app pode fornecer medidas comparáveis à forma tradicional pela qual a hemoglobina é dosada.

Referência

Park, SM, et al. mHealth spectroscopy of blood hemoglobin with spectral super-resolution. Optica, 2020.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |