O que é a Capacidade de Ligação ao Ferro Total (CTLF)?

Por Brunno Câmara - segunda-feira, novembro 21, 2022

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


A verificação da capacidade de ligação ao ferro é uma forma de se determinar o quão capaz a transferrina é em se ligar ao ferro.

Capacidade Total de Ligação ao Ferro

A Capacidade Total de Ligação ao Ferro (CTLF ou, em inglês, TIBC) é um teste laboratorial para verificar a concentração máxima de ferro em que a transferrina consegue se ligar.

Dosar a CTLF é uma forma indireta que verificar os níveis de transferrina sérica.

Cada molécula de transferrina pode transportar até dois átomos de ferro.

Normalmente, somente 1/3 dos sítios de ligação da transferrina estão ocupados com ferro.

Isso quer dizer que 2/3 da capacidade de ligação da transferrina estão disponíveis (reserva para situações pontuais de maior demanda).

Capacidade Latente de Ligação ao Ferro

Daí, tem-se a Capacidade Latente de Ligação ao Ferro (CLLF ou, em inglês, UIBC), que é um teste laboratorial para determinar a parte da transferrina que não está ligada ao ferro (não saturada).

Ou seja, latente (não saturada) quer dizer que é uma parte da transferrina que não está sendo usada, mas que a qualquer momento pode vir a ser utilizada.


Dosagem laboratorial

A determinação direta da CLLF é feita por meio da incubação do soro do paciente com um padrão de ferro - do kit - com concentração conhecida (ex.: 500 µg/dL).

Essa incubação fará com que todos os sítios de ligação da transferrina fiquem ligados (saturados) com o ferro que foi adicionado.

Após essa etapa, um reagente de cor (ex.: Ferrozine) é adicionado à reação, formando um complexo com o ferro não ligado (que sobrou) magenta brilhante, que pode ser quantificado.

Resumindo, para achar o valor da CLLF usa-se a diferença entre o ferro que foi adicionado no início e o que sobrou no final da reação.

Já a CTLF é obtida pode meio de um cálculo, sendo a soma da CLLF com o ferro sérico:

CTLF (µg/dL) = CLLF + Fe sérico

Quanto mais moléculas de transferrina no plasma, maior será a capacidade de ligação ao ferro. O inverso também é verdadeiro.


Índice de Saturação da Transferrina

Com esses dados, é possível também calcular o índice de saturação da transferrina (IST), com a seguinte fórmula: 

IST (%) = Fe sérico / CTLF x 100

Os valores normais do IST variam entre 15 e 50%. Ou seja, o normal é que a transferrina esteja com saturação de ferro entre 15 e 50%.

Na deficiência de ferro, por exemplo, o IST está diminuído. Já na sobrecarga de ferro ele está aumentado.

Em muitas situações, o resultado do IST tem a mesma aplicação clínica que a CLLF.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |