Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Lentes de contato para dosagem de glicose lacrimal

sábado, janeiro 18, 2014 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Imagem: Divulgação/Google

Nas últimas semanas o mundo inteiro vem comentando uma nova tecnologia que a gigante Google está desenvolvendo.

É uma lente de contato capaz de dosar os níveis de glicose presentes no fluido lacrimal, com o foco nas pessoas diabéticas. O objetivo é eliminar a dolorosa picada no dedo, utilizada para obter uma gota de sangue para leitura no glicosímetro (e ganhar dinheiro, claro).

Segundo os co-fundadores do projeto, Brian Otis e Babak Parviz, a lente usa um pequeno chip sem fio e um sensor de glicose minúsculo que são incorporados entre duas camadas de uma lente feita com um material flexível.

Untitled 1

Eles estão testando um protótipo que possa gerar uma leitura a cada segundo. Estão também investigando como será possível integrar pequenas luzes de LED, que acenderiam para indicar que os níveis de glicose passaram do limite normal.

Glicose lacrimal

Fui mais afundo para ver se encontrava estudos sobre dosagem de glicose lacrimal. Acabei achando o artigo dos próprios co-fundadores do projeto.

Em 2012 foi publicado o artigo intitulado Glucose Sensor for Wireless Contact-Lens Tear Glucose Monitoring, no jornal do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos.

Juntamente com outros pesquisadores da National Chung Cheng University (Taiwan), eles afirmam que existem muitos biomarcadores no fluido lacrimal que são encontrados no sangue, como a glicose, colesterol, sódio e potássio.

Os níveis de glicose na lágrima estão entre 0,1 e 0,6 mmol/L (1,8 e 10,8 mg/dL), cerca de dez vezes menores que os níveis no sangue.


Glucose Sensor for Wireless Contact-Lens Tear Glucose Monitoring

Com informações do Google Blog. Link para o artigo.

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).