Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Pesquisadores descobrem caramujos resistentes ao “Schistosoma mansoni”

quarta-feira, março 25, 2015 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Pesquisadores da Oregon State University, EUA, descobriram um grupo de genes na espécie de caramujo Biomphalaria glabrata que fornece uma resistência natural ao Schistosoma mansoni, helminto trematódeo causador da esquistossomose. Essa descoberta abre portas para o desenvolvimento de novas drogas ou maneiras de interromper o ciclo da doença.

Popularmente conhecida no Brasil como "barriga d'água", "xistose" ou "bilharziose", a Esquistossomose é um indicativo sócio-econômico importante, estando relacionada à pobreza. No Brasil, ocorre nas regiões Norte, Nordeste, e no norte das regiões Sudeste e Sul. Há aproximadamente 200 milhões de infectados por esquistossomatídeos no mundo, sendo 5 milhões só no Brasil.

Quem já estudou parasitologia sabe que, no ciclo do S. mansoni, caramujos são os hospedeiros intermediários, onde os miracídios se transformarão em cercária, forma que penetra ativamente na pele do ser humano.


Schistosoma mansoni. Imagem: David Scharf/Science Source

Na pesquisa, os pesquisadores mapearam um polimorfismo de resistência ao parasita de uma população caribenha da espécie de caramujo B. glabrata. Um alelo dominante nesta região confere uma diminuição de 8 vezes na probabilidade de infecção pelo parasita.

Uma das possibilidades é utilizar os resultados desta pesquisa para a criação de novos medicamentos, já que atualmente o único remédio utilizado é o praziquantel.

Alternativamente, os pesquisadores podem tentar inserir os caramujos resistentes ao S. mansoni na natureza para bloquear o ciclo da doença.

Referência

Tennessen JA, Théron A, Marine M, Yeh J-Y, Rognon A, et al. (2015) Hyperdiverse Gene Cluster in Snail Host Conveys Resistance to Human Schistosome Parasites. PLoS Genet 11(3): e1005067. doi:10.1371/journal.pgen.1005067

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).