Pesquisa de biomédico é capa da “Science”

Por Brunno Câmara - domingo, janeiro 10, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Depois de vencer competição nos Estados Unidos em 2014 e receber prêmio de melhor doutorado em 2015, o nosso colega biomédico Alexander Birbrair é capa da revista Science (08 de janeiro/nº. 6269).

Birbrair é formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, e doutor em Neurociência pela Wake Forest University, Carolina do Norte, Estados Unidos. Atualmente realiza pesquisas com células-tronco no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York. Ele faz parte da equipe que publicou o artigo Fetal liver hematopoietic stem cell niches associate with portal vessels.

No artigo foi demonstrado que pericitos (células contrácteis que envolvem as células endoteliais dos capilares e vênulas em todo o corpo, e que participam dos processos de reparação desses pequenos vasos sanguíneos) do tipo Nestin +NG2+, associados com os vasos portais, formam um nicho que promove a expansão das células-tronco hematopoiéticas, que originam as células sanguíneas adultas.

Segundo Birbrair, embora outros tipos de células-tronco sejam rotineiramente cultivadas em placas de Petri, as células-tronco hematopoiéticas são muito difíceis de cultivar em laboratório. “Elas parecem exigir que o ambiente da medula óssea funcione adequadamente. Esta pesquisa pode permitir aos investigadores recriar esse ambiente em uma placa de Petri”, explica.

O estudo, conforme conta ao Jornal da Ciência, pode colaborar para o desenvolvimento de sistemas complexos de cultivo destas células em cultura para aplicações clínicas. “O potencial dos pericitos do fígado fetal de promover a expansão das células-tronco hematopoiéticas poderá ser usado para desenvolver complexos sistemas de cultivo destas células em cultura para aplicações clínicas, como a expansão de células-tronco hematopoiéticas derivadas do sangue de cordão umbilical”, diz.

Leia o artigo:

Jalal A. Khan, Avital Mendelson, Yuya Kunisaki, Alexander Birbrair, Yan Kou, Anna Arnal-Estapé, Sandra Pinho, Paul Ciero, Fumio Nakahara, Avi Ma’ayan, Aviv Bergman, Miriam Merad, and Paul S. Frenette. Fetal liver hematopoietic stem cell niches associate with portal vessels. Science, 8 January 2016: 351 (6269), 176-180. [DOI:10.1126/science.aad0084].

Fonte: Alexander Birbrair e Jornal da Ciência

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |