Contagem global de Leucócitos

Por Brunno Câmara - domingo, setembro 15, 2013


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


O sangue é diluído com um fluido que cause a hemólise dos eritrócitos, mas que não tenha efeito sobre os leucócitos e core os núcleos pelo azul de metileno ou violeta de genciana.
Líquido de Turk - Composição
Ácido acético – Lisa as hemácias
Azul de Metileno ou Violeta de Genciana – Cora os núcleos dos leucócitos
Diluição
A diluição recomendada é de 1/20. Vàrios livros e técnicas falam para diluir 20μL de sangue em 400μL de líquido, que na verdade dá uma diluição de 1/21 (volume final de 420μL). O fator da diluição será utilizado nos cálculos mais na frente. Para o fator da diluição ser 20, a diluição deveria ser 20μL de sangue em 380μL de líquido (volume final de 400μL). Fica a seu critério.
diluição leucócito liquido de turk
Se ficou confuso na diluição confira esse post: Como fazer e calcular diluições
Contagem
  • Com uma pipeta encher os retículos da câmara de Neubauer, evitando excesso de líquido e bolhas de ar sob a lamínula, aderida firmemente à câmara por compressão daquela sobre esta, cobrindo ambos os retículos.
  • Focalizar a preparação em pequeno aumento no microscópio para localizar o retículo e observar a distribuição uniforme dos leucócitos. Em seguida, observar com aumento de 100x e 400x conforme a necessidade.
  • Fazer a contagem de todos os leucócitos encontrados nos quatro quadrantes da câmara de Neubauer, ou seja, 4 mm². Veja a figura abaixo.
Câmara de Neubauer
Cálculo
 cálculos
Onde:
  • Lc = número de leucócitos contados nos 4 quadrantes;
  • 10 = fator de conversão para μl;
  • 21 = fator de conversão da diluição;
  • 4 = fator de conversão para 1 μl.
A contagem manual é mais utilizada nas faculdades. Dificilmente você irá trabalhar em um lugar onde o hemograma é feito manualmente. Mas como é necessário você saber o procedimento para fazer as provas e tirar boas notas, fiz esse post.
Referência 
Carvalho, W. F. Técnicas Médicas de Hematologia e Imuno-hematologia - 8ª Ed. Coopmed, 2008.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

5 comentários

  1. ola bruno minha camara de neubauer brightline precicolor so tem 16 quadrantes centrais como faço o calculo e contagem das hemacias ...me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, a câmara de neubauer é padronizada. A diferença maior é se ela é espelhada ou não. Será que você está olhando no quadrante certo? É diferente do quadrante de contagem de leucócitos. Me manda uma foto para eu ver: blogbiomedicinapadrao@gmail.com

      Excluir
  2. Essa é a câmara de Fuchs Rosentahl não a de Neubauer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apenas um esquema dos quadrantes laterais da câmara de Neubauer.

      Excluir
  3. Gostei muito da explicação, muito clara!

    ResponderExcluir

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!