Não seja 100% na Biomedicina

Por Brunno Câmara - terça-feira, março 19, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Nada em exagero é bom. O ideal é sempre tentar buscar o equilíbrio. E na biomedicina não é diferente. Você tem que conciliar os estudos com o mercado de trabalho, se quiser ter uma carreira promissora.

Não foque 100% nos estudos

Claro que estudar é extremamente importante, mas você não pode fechar os olhos para a parte profissional. Se você quiser sair da graduação com um emprego, tem que começar a ficar atento já na faculdade.

Pesquise as melhores áreas, quais oferecem mais vagas ou melhores salários, as que você tem mais afinidade e facilidade. Então sim, concentre seus estudos nessas áreas.

O que não pode acontecer é você não se preocupar com o mercado de trabalho e quando chegar o dia da sua graduação você falar: – Me formei. E agora?

Você já deve ter ideia do que quer, e até mesmo já ter feito estágio na área. Prática e experiência, isso que possibilitará você a conseguir um bom emprego, juntamente com o parte teórica, claro.

Aproveite para fazer networking, faça cursos sobre a área de seu interesse e veja se é isso que você quer realmente.

Não foque 100% no mercado de trabalho

O que pode acontecer é você ficar tão preocupado com um futuro emprego ou, se vai conseguir um ou não, que não vai ter uma boa base teórica. Muitas vezes um dos fatores que nos diferencia de um técnico é justamente o conteúdo teórico.

Se você conseguir um emprego, ou até mesmo se você já trabalha para pagar a faculdade, tome cuidado. Pense muito bem se vale a pena, e se esse emprego não está prejudicando seus estudos.

Fiz essa tabela para vocês terem uma ideia de como deve ser a sua dedicação na faculdade.

Uma coisa que nenhuma faculdade de Biomedicina ensina é como empreender. Se você não achou nenhum emprego que valha a pena, por que não abrir seu próprio negócio?! Seja um laboratório ou um consultório, você pode ser seu próprio chefe.

Enfim, busque o equilíbrio entre esses dois aspectos, não seja 100% e suas chances de sucesso aumentarão.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |