Conheça os ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2013

Por Brunno Câmara - segunda-feira, outubro 07, 2013


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


O Prêmio Nobel 2013 de Medicina ou Fisiologia homenageia três cientistas que resolveram o mistério de como a célula organiza seu sistema de transporte.

Cada célula é como uma fábrica que produz e exporta moléculas. Por exemplo, a insulina é produzida e liberada no sangue, e sinais químicos são enviados de uma célula para outra. Essas moléculas são transportadas pela célula em pequenos pacotes chamados vesículas.

Os três premiados descobriram os princípios moleculares que governam como esses produtos são levados ao lugar certo na hora certa, dentro da célula.

image 

Randy Schekman descobriu um grupo de genes que codifica proteínas que são reguladoras essenciais do transporte das vesículas.

 

 

image

James Rothman desvendou um complexo proteico (imagem abaixo – laranja) que permite com que as vesículas fundam com seus alvos para permitir a transferência do produto celular.

 

 

image

Thomas Südhof revelou como os sinais são transmitidos de um neurônio para outro, no cérebro, e como o cálcio controla este processo. Ele identificou um complexo molecular (imagem abaixo - roxo) que reconhece íos de cálcio e ativa o processo de fusão da vesícula com a membrana.

 

Através destas descobertas, Rothman, Schekman e Südhof revelaram o extraordinário e preciso sistema de controle do transporte e entrega dos produtos celulares. Problemas com esse sistema produzem efeitos deletérios e contribuem para condições como doenças neurológicas, diabetes e desordens imunológicas.


Complexo proteico (laranja) faz com que as vesículas se fundam com a membrana alvo.

Com informações de nobelprize.org

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!