Revelado: Como o vírus Ebola paralisa o sistema imunológico
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Nos últimos meses, as atenções estão voltadas para a epidemia de Ebola na África, que já matou mais de 1.000 pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto como uma emergência de saúde global, autorizando o tratamento de pacientes com a droga não testada ZMapp. Em meio a tudo isso, é de se espantar que o mecanismo específico pelo qual o vírus mata acabou de ser descoberto.
Vírus Ebola. Imagem: divulgação
Normalmente, nosso corpo produz interferon em resposta a infecções virais, que age como um mensageiro veloz, avisando aos leucócitos para mobilizarem genes e proteínas.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, liderados por Gaya Amarasinghe, descobriram que o vírus Ebola produz uma molécula chamada VP24, que bloqueia o canal através do qual o interferon normalmente atravessa, paralisando a resposta do sistema imune. Com seu mecanismo habitual nocauteado, as células ficam indefesas contra o vírus.
O pesquisador afirma que drogas cujo alvo seja a VP24 possam fornecer métodos alternativos no combate do vírus. Contudo, outros virologistas dizem que apenas neutralizar a VP24 pode não ser suficiente, pois como outros vírus, o Ebola tem outros métodos para impedir a sinalização do interferon.
O atual surto de Ebola pode ser a oportunidade para o desenvolvimento de drogas eficazes no tratamento da doença, afirmou Amarasinghe.
Com informações de NewScientist