Resolução dispõe sobre “nova” habilitação do biomédico em Histotecnologia Clínica

Por Brunno Câmara - domingo, fevereiro 22, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Histotecnologia Clínica

Em janeiro de 2014, publiquei aqui no blog que a resolução nº 145/2007, que regulamentava a atuação do biomédico na anatomia patológica, tinha sido anulada (relembre).

Na época, não poderiam mais ser ofertados estágios supervisionados em Anatomia Patológica. O perfil curricular de quem cumpriu as 500 horas de estágio em Anatomia Patológica seria enquadrado como de “Citologia Oncótica”. Isso até a readequação da habilitação.

Como prometido, o conselho publicou em maio do mesmo ano a resolução nº 239, que dispõe sobre a atribuição do profissional Biomédico habilitado em Histotecnologia Clínica.

Segundo a resolução, o biomédico habilitado em Histotecnologia Clínica, poderá realizar:
  • Processamento de amostras histológicas (fragmento de tecido humano produto de biópsia) para análise macroscópica, imunohistoquímica, citoquímica e molecular, firmando os respectivos laudos;
  • Técnicas auxiliares de necropsia e análises forenses, sob supervisão de profissional médico devidamente habilitado;
  • Gestão administrativa, controle de qualidade interno e externo de Laboratórios Histotecnológicos e congêneres públicos e privados.

Podemos ver que pouca coisa mudou. Então quem  já atuava na área não ficou prejudicado, apenas terá que readequar o nome da habilitação.

Para mais informações e dúvidas entre em contato com o conselho de sua região.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |