Pesquisadores descobrem caramujos resistentes ao “Schistosoma mansoni”
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Pesquisadores da Oregon State University, EUA, descobriram um grupo de genes na espécie de caramujo Biomphalaria glabrata que fornece uma resistência natural ao Schistosoma mansoni, helminto trematódeo causador da esquistossomose. Essa descoberta abre portas para o desenvolvimento de novas drogas ou maneiras de interromper o ciclo da doença.
Popularmente conhecida no Brasil como "barriga d'água", "xistose" ou "bilharziose", a Esquistossomose é um indicativo sócio-econômico importante, estando relacionada à pobreza. No Brasil, ocorre nas regiões Norte, Nordeste, e no norte das regiões Sudeste e Sul. Há aproximadamente 200 milhões de infectados por esquistossomatídeos no mundo, sendo 5 milhões só no Brasil.
Quem já estudou parasitologia sabe que, no ciclo do S. mansoni, caramujos são os hospedeiros intermediários, onde os miracídios se transformarão em cercária, forma que penetra ativamente na pele do ser humano.
Schistosoma mansoni. Imagem: David Scharf/Science Source
Na pesquisa, os pesquisadores mapearam um polimorfismo de resistência ao parasita de uma população caribenha da espécie de caramujo B. glabrata. Um alelo dominante nesta região confere uma diminuição de 8 vezes na probabilidade de infecção pelo parasita.
Uma das possibilidades é utilizar os resultados desta pesquisa para a criação de novos medicamentos, já que atualmente o único remédio utilizado é o praziquantel.
Alternativamente, os pesquisadores podem tentar inserir os caramujos resistentes ao S. mansoni na natureza para bloquear o ciclo da doença.
Referência
Tennessen JA, Théron A, Marine M, Yeh J-Y, Rognon A, et al. (2015) Hyperdiverse Gene Cluster in Snail Host Conveys Resistance to Human Schistosome Parasites. PLoS Genet 11(3): e1005067. doi:10.1371/journal.pgen.1005067