15 de abril - Dia internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais (2019)

Por Brunno Câmara - segunda-feira, abril 15, 2019



📚🔬 Apostilas e Livro Digitais

Utilize nossas apostilas digitais como material complementar aos seus estudos - hematologia, uroanálise, parasitologia e líquor.

Vai estudar para um processo seletivo de concurso público ou residência multiprofissional? - Conheça nosso livro de questões comentadas



Em 1996 no Congresso Mundial em Oslo, foi aprovada a criação do Biomedical Laboratory Science Day, todo dia 15 de abril, um dia especial para comemorar e promover o papel importante dos profissionais dos laboratórios clínicos de todo o mundo no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
O tema anual é selecionado pela International Federation of Biomedical Laboratory Science (IFBLS) de acordo com as metas do milênio da OMS.

O tema de 2019 é: "Non Communicable Diseases: The role of Biomedical Laboratory Scientists in Detection, Screening and Treatment" (Doença crônicas: o papel do biomédico analista clínico na detecção, triagem e tratamento).

Fatos importantes


  • Doenças crônicas matam 41 milhões de pessoas todos os anos;
  • A cada ano, 15 milhões de pessoas entre 30 e 69 anos morrem de doenças crônicas;
  • As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes (17,9 milhões), seguidas de câncer, doenças respiratórias e diabetes;
  • Esses quatro grupos de doenças contabilizam mais de 80% das mortes em adultos;
  • Uso do tabaco, falta de atividade física, uso de álcool e alimentação não saudável aumentam o risco do desenvolvimento de doenças crônicas;
  • A detecção, triagem e tratamento das doenças crônicas são essenciais para seu controle.



Importância

Biomédicos analistas clínicos compõem um dos maiores grupos de profissionais da saúde em todo mundo, mas muitas vezes seu papel na medicina é mal compreendido.

Pacientes, famílias e até colegas de outras profissões da saúde não tem um bom entendimento do papel vital que temos na medicina e saúde pública.

A melhor pessoa para promover nossa profissão é um biomédico analista clínico confiante. Nós somos os especialistas e entendemos nosso papel na área da saúde e somos os melhores para transmitir a mensagem.

Ajudando a divulgar

Então, você estudante de biomedicina e biomédico, tem a missão de divulgar esse dia entre seus colegas e sociedade.

Vamos ajudar na difusão do conhecimento da importância do papel do biomédico na medicina e na vida das pessoas.

Baixe aqui o pôster desse ano: link

www.ifbls.org

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| @biomedicinapadrao | LinkedIn | Lattes |